CONSULTORIA
CONSULTORIA EXTERNA ?
QUANDO CONTRATÁ-LA !!!
1.
A organização tem meios de identificar qual o tipo de serviço
a ser contratado, e qual a sua abrangência ?
2.
A organização tem recursos humanos e tecnológicos para desenvolver
os trabalhos internamente ?
3.
Qual o custo benefício de designar funcionários para executar
o projeto internamente ?
4.
Qual o impacto nos trabalhos do dia-a-dia ?
5.
Qual o grau de independência requerido dos funcionários designados
para executar tais trabalhos ?
6.
Qual o comprometimento que a alta administração tem com esse
projeto e, politicamente qual é o impacto interno de executar
o projeto com os recursos da organização ?
7.
Traz tecnologia de ponta ?
8.
O Consultor tem conhecimento próprio de causa ?
9.
O Consultor é conhecido no mercado ?
10.
A organização pesquisou alguma empresa (s) que já obtivera consultoria
e com qual o consultor ?
11.
Não se esqueça; antes de contratar um consultor externo, pesquise
a sua reputação técnica.
COMO calcular seu retorno antes de investir
Faça as contas para descobrir
se o seu negócio terá o retorno desejado
O retorno de um empreendimento
é medido pela relação entre o lucro operacional do negócio e
o total de investimentos (investimento fixo mais capital de
giro). A Projeção que faremos será anual e exige do empreendedor
informações seguras sobre o negócio que pretende abrir. No final,
teremos a taxa de retorno anual de investimento.
COMO OBTER O LUCRO OPERACIONAL
Em primeiro lugar, vamos
avaliar o potencial de receitas que a nova atividade terá. Para
isso, o empreendedor deve conhecer cada um dos produtos e o
potencial de venda em cada nicho de mercado identificado. Siga
as instruções:
PROJEÇÃO DAS VENDAS
. Faça a projeção de vendas
de seu futuro negócio - por quantidade de produtos em cada nicho
de mercado - e anote a tabela a seguir.
. Inicie a projeção com
a estimativa de vendas para cada mês do ano. Depois some os
12 meses para ter a projeção anual de vendas.
. Conhecido o potencial
de vendas de cada produto, em cada nicho de mercado, o próximo
passo é definir qual será o preço unitário do produto/serviço
em cada um dos nichos. Para calcular o preço de custo de um
determinado produto/serviço, utilize a seguinte fórmula:
Custo unitário
do produto (1)
PC = –––––––––––––––––––––––––––––
1-(custos de comercialização em %) (2)
(1) Custo unitário do produto
= (custo fixo unitário + custo variável unitário)
(2) Custo de comercialização
= comissão de vendas (%) + ICMS (%) + PIS (%) + Finsocial (%)
+ custo de expedição (%)
Muitas empresas fixam seus
preços de venda a partir do cálculo de seus custos de produção
e administração, acrescidos dos impostos sobre vendas, outros
custos de comercialização e a margem de lucro.
No entanto, em mercados
competitivos os preços a serem praticados devem ser definidos
com base no que o mercado está disposto a pagar pelo produto/serviço
e pelo atendimento oferecido pela empresa.
Consequentemente, sua
política de preços poderá operar no intervalo entre o maior
preço que o mercado está disposto a pagar e seu preço de custo,
conforme gráfico abaixo.
PROJEÇÃO DA RECEITA DE VENDAS
. Na tabela a seguir, preencha
o preço unitário que você definiu para cada produto, em cada
nicho de mercado, e multiplique pelas quantidades a serem vendidas,
obtidas na tabela anterior.
. Com a soma de todos os
produtos ou serviços, na última coluna, você obterá a projeção
total anual de vendas.
. O resultado das receitas
brutas, que você já obteve ainda é insuficiente para medir o
retorno total do investimento. O próximo passo é fazer os cálculos
das vendas líquidas.
CÁLCULO DAS VENDAS LÍQUIDAS
. Anote as vendas brutas
de seu negócio na tabela a seguir. Considerando como tais a
projeção da receita total de vendas obtida na tabela anterior.
. Depois, subtraia os impostos
incidentes, com base no quadro obrigações mensais do micro e
pequenas empresas.
. Não se esqueça de que
as vendas foram calculadas para um período de 12 meses, e que
os cálculos dos impostos devem acompanhar essa projeção.
. O resultado da subtração
das vendas brutas, menos impostos, resulta nas vendas líquidas
estimadas para seu futuro negócio.
OBRIGAÇÕES ANUAIS DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
CÁLCULOS DOS CUSTOS DAS VARIÁVEIS
. Anote, na planilha abaixo,
os totais dos custos variáveis relativos às vendas a serem realizadas.
Para tanto, é necessário levantar os custos das matérias-primas
empregadas na produção, bem como os salários e encargos do pessoal
diretamente ligado a produção ou a prestação de serviços.
. Lembre-se de que os cálculos
das receitas foram feitos para 12 meses e que os custos devem
acompanhar essa projeção.
. Depois de relacionar,
na planilha, todos os custos variáveis, some-os e anote o resultado
na linha total dos custos variáveis.
. O último passo é obter
a margem de contribuição. Para tanto, é preciso subtrair da
receita líquida de vendas o total de custos variáveis.
Avalie custos
e investimentos
CÁLCULOS DOS CUSTOS FIXOS
. Para se obter o total
dos custos fixos é necessário anotar, na tabela a seguir, cada
um dos custos solicitados, multiplicando-se os gastos mensais
estimados por 12, para se obter os gastos anuais, em cada item.
. Subtraindo-se os custos
fixos da margem de contribuição obteremos o lucro operacional.
. Quanto maior o lucro
operacional, em relação às vendas líquidas, maior será a rentabilidade
do seu futuro negócio.
PONTO DE EQUILÍBRIO
. Outro conceito importante
para o futuro empreendedor é o de ponto de equilíbrio. É a situação
em que as receitas totais se igualam aos custos totais. A partir
desse ponto o empreendimento começa a ser rentável.
Para calcular o ponto de
equilíbrio basta aplicar a fórmula ao lado, retirando informações
das tabelas anteriores.
Multiplicando-se o resultado
obtido pela receita líquida de vendas, você obterá o volume
de receitas, a partir do qual seu negócio começa a dar lucro.
CÁLCULO DO INVESTIMENTO NECESSÁRIO
. Há duas categorias principais
de investimentos: investimento fixo e investimento circulante
(capital de giro).
. O investimento fixo é
destinado a prover a organização de máquinas, equipamentos,
instalações, móveis, utensílios, veículos etc. A tabela a seguir
vai auxiliá-lo na elaboração do orçamento de investimentos fixos.
INVESTIMENTOS FIXOS
. Anote os equipamentos,
as máquinas e os utensílios que você já identificou como necessários
no fluxo de processos organizacionais básicos de seu negócio.
. Complemente a tabela
com outros investimentos fixos indispensáveis para a abertura
de seu negócio. Confira se eles realmente vão contribuir para
a satisfação dos clientes.
CAPITAL DE GIRO
O capital de giro representa
o volume mínimo de recursos que a futura empresa deverá manter
disponível para as despesas iniciais do negócio.
Bem como para financiar
os estoques de matérias-primas, materiais secundários e de comercialização
do produto ou serviço. Além do financiamento de vendas a prazo,
quando for o caso. Utilize a tabela para calcular suas necessidades
e disponibilidades.
Conheça
as linhas de crédito
Existem linhas de crédito
disponíveis para financiar seu novo negócio
O Banco do Brasil, Caixa
Econômica Federal e Banco do Nordeste do Brasil são algumas
das instituições que financiam a abertura de novos negócios.
Na tabela acima estão relacionadas
as linhas de crédito disponíveis para as micro e pequenas empresas.
O financiamento oferecido serve para obter tanto investimentos
fixos quanto capital de giro.
CÁLCULOS DA TAXA DE RETORNO ANUAL
Agora que você já conhece
seu lucro operacional e o investimento total anuais obtido em
cálculos anteriores, é hora de descobrir o retorno anual de
seu negócio.
Para tanto, aplique a fórmula
ao lado e terá a taxa (percentual) de retorno do empreendimento
em 12 meses.
Garanta a exclusividade
da marca
Segundo o INPI, a marca
é um privilégio legal concedido pelo Estado a fim de garantir
o direito de uso exclusivo do proprietário, no seu ramo de atividade
econômica.
Essa proteção é concedida
tanto na forma gráfica (desenho, imagem, emblema etc.) quanto
gramatical (palavras, algarismos etc.)
O registro é uma garantia
para o empresário. Evita que, após o esforço para fazer sua
marca conhecida, outros a usem. Ou o que ele adote uma marca
já registrada e seja obrigado a abandoná-la por exigência de
seu detentor.
Os direitos sobre a marca
são por um prazo de dez anos, prorrogáveis por períodos sucessivos
e iguais, a pedido do titular. Caso isso não ocorra, o registro
é extinto e a marca cai em domínio público.
REGISTRE SUA MARCA
1. Pedido de registro ao INPI
Feito em formulário próprio,
deve conter informações e dados da marca e do requerente.
2. Processamento do pedido
INPI verifica se o pedido
não se enquadra nos casos de impedimento previstos no Código
da Propriedade Industrial e se não há coincidência, ou seja,
se não existem pedidos ou registros anteriores.
3. Publicação do pedido da marca na "Revista de Propriedade
Industrial"
Vencida a etapa anterior,
a publicação é feita para que outros interessados, se for o
caso, apresentem oposição. O prazo para tanto é de 60 dias.
4. Decisão do INPI
Concederá, recusará ou
arquivará o pedido de registro da marca, cabendo recurso da
decisão.
O INPI considera a patente
um privilégio legal concedido aos inventores e a outras pessoas
detentoras dos direitos de invenção de um produto, do processo
novo de fabricação ou aperfeiçoamento de produtos e processos
já existentes. Através da carta-patente, o titular é o único
que pode explorar o objeto da patente - por um determinado período
de anos -, podendo industrializar, vender ou transferir para
terceiros seus direitos que, ao término do privilégio, serão
de domínio público.
OBTENHA CARTA-PATENTE
Pedido de registro ao INPI
Feito em formulário próprio,
cumprirá disposições legais, que poderão durar até 18 meses.
Algumas das fases do processo são de iniciativa do próprio requerente
e devem ser cumpridas sob pena de arquivamento do pedido.
Publicação do pedido na
"Revista de Propriedade Industrial"
Vencidas as exigências
iniciais, após 18 meses o pedido é publicado e concedido prazo
de até dois anos para que seja apresentado oposição à concessão
da patente.
A decisão do INPI defere
ou não o pedido.
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